A bateria é uma peça fundamental para o funcionamento do seu veículo. Sem ela, o carro simplesmente não liga. Identificar o momento certo para trocar a bateria pode prevenir situações desagradáveis, como ficar parado no meio da rua ou enfrentar problemas durante uma viagem.
Especialistas revelaram quais são os principais sinais que indicam que a bateria do seu carro está chegando ao fim. Verificar e monitorar esses indícios pode ajudar a manter o veículo sempre em perfeito estado de funcionamento.
Quais são os sinais de que a bateria do carro precisa ser trocada?
A dificuldade na partida do carro é um dos primeiros sinais de que a bateria pode estar fraca. Esse é o momento em que toda a eletricidade contida na bateria é utilizada para acionar o motor de arranque.
O motor de arranque é responsável por iniciar o movimento dos pistões do motor tradicional. Se o seu carro apresentar dificuldade para ligar, especialmente na primeira partida do dia, é provável que a bateria esteja com problemas.
Alexandre Dias, do Guia Norte Auto Center, explica: “A dificuldade para dar a partida ou até a falta dela é um grande indicativo de que a bateria já não tem mais carga”. Marco Moretta, da Point S, completa: “A falha na ignição é algo sutil, mas que deve ser observado sempre que for ligar o carro”.
Por que as luzes do carro estão fraca
Outro indício de que a bateria está perdendo a capacidade é a intensidade mais baixa das luzes do carro, incluindo faróis, lanternas e painel de instrumentos.
Isso se torna ainda mais evidente em lâmpadas halógenas, que são mais sensíveis a alterações de voltagem. Para verificar, coloque o carro contra uma parede e acelere. Se o facho de luz intensificar, a bateria pode não estar segurando a carga adequadamente.
Além disso, o acendimento do alerta da bateria no painel é um sinal que não deve ser ignorado. Procure imediatamente uma oficina de confiança para averiguar o problema.
Se você notar falhas ou mau funcionamento de alguns equipamentos do carro, como ar-condicionado, vidros elétricos ou sistema de som, pode ser um sintoma de bateria fraca.
Dias, do Guia Norte, orienta: “Na hora de subir o vidro elétrico, observe se a velocidade é a mesma de antes, quando a bateria estava nova”. Esses sintomas podem evoluir aos poucos, tornando-se menos perceptíveis no dia a dia, mas são importantes.
O que é zinabre na bateria do carro?
Com o tempo, reações químicas na bateria podem gerar zinabre, uma espécie de ácido esverdeado que se deposita nos polos da bateria.
Isso indica que a bateria pode estar com os dias contados. Zinabre excessivo pode prejudicar a passagem de eletricidade e até desconectar os cabos dos terminais.
Alexandre Dias destaca: “Corrosão, vazamento ou estufamento, além da presença de zinabre, podem indicar uma sobrecarga da bateria”.
Idade da bateria
A durabilidade da bateria também é algo a se considerar. Segundo Marco Moretta, “Hoje, com tantos sensores e eletrônicos, a idade média da bateria gira em torno de 3 a 5 anos”.
Após três anos, fique atento aos sinais mencionados anteriormente. Vale a pena procurar uma oficina mecânica para um diagnóstico preciso.
Em oficinas especializadas, é possível fazer um scanner que verifica a quantidade de energia ainda disponível na bateria. Assim, pode-se tomar a decisão de trocar a unidade baseada em dados concretos, evitando surpresas.
O preço médio de baterias para carros populares, como Renault Kwid e Fiat Mobi, varia entre R$ 400 e R$ 600. Então, ao notar qualquer um desses sinais, não hesite em procurar uma oficina de confiança para garantir que seu veículo continue funcionando sem problemas.
- Dificuldade na partida
- Luzes fracas
- Equipamentos falhando
- Zinabre
- Idade da bateria