O Chevrolet Onix de segunda geração estreou no mercado brasileiro em 2019. Desenvolvido como um projeto global na China, ele trouxe diversas melhorias em relação à geração anterior. Com um design atualizado e maior espaço interno, o novo Onix recebeu também um conjunto mecânico inovador.
Além dessas novidades, o Chevrolet Onix passou a contar com itens de segurança que eram inéditos no segmento, como alerta de ponto cego. Equipado de série com seis airbags e controles de estabilidade e tração desde a versão de entrada, ele se tornou uma opção atraente para muitos consumidores.
Evoluções no Chevrolet Onix
Outra importante evolução nesta segunda geração do Chevrolet Onix foi a adoção dos motores 1.0 flex de três cilindros e 12 válvulas da família CSS Prime. Estes motores substituíram os antigos 1.0 e 1.4 de quatro cilindros e oito válvulas, trazendo melhorias tanto em desempenho quanto em eficiência de combustível.
O motor 1.0 turbo, por exemplo, entrega até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Isso possibilita que o Onix hatch vá de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos. Além disso, o modelo oferece opções de câmbio manual e automático, ambos de seis marchas.
Quais são os problemas comuns no Chevrolet Onix?
Apesar das inovações, alguns problemas mecânicos têm sido relatados por proprietários do Chevrolet Onix. Um dos principais é a quebra prematura da correia de comando do motor 1.0, que é lubrificada pelo óleo do próprio motor.
Donos do modelo relataram, em fóruns que a correia se rompe em unidades com baixa quilometragem e revisões em dia. Wagner, de São José dos Pinhais (PR), compartilhou sua experiência: “O meu Onix 1.0 turbo foi adquirido no final de 2019 e teve todas as revisões realizadas na concessionária. Com quase 90 mil quilômetros a correia dentada estourou e a parte de cima do motor foi toda arrebentada”.
Como evitar os problemas com a correia do motor?
Especialistas recomendam atenção às especificações do óleo. “Já vimos na oficina carros que tiveram o motor seriamente danificado após o rompimento da correia dentada. Isso pode ocorrer tanto no aspirado quanto no turbo”, explica o mecânico Paulo Vianna. “O manual do proprietário indica a especificação do óleo que deve ser usado nesses motores para evitar a corrosão da correia”.
- Seguir as recomendações do manual do proprietário.
- Utilizar óleo com certificação Dexos.
- Trocar a correia antes da quilometragem prevista pelo fabricante.
- A General Motors recomenda 0W20 para motores aspirados e 5W30 para turbo.
Vianna também sugere a troca da correia bem antes dos 240 mil quilômetros garantidos pela Chevrolet. “Indico aos clientes fazerem a troca da correia por volta dos 70 mil km, dependendo do tipo de uso do carro e da qualidade do combustível”, aconselha.
GM responde sobre a quebra da correia do Onix
A GM alega que trata cada caso individualmente, conforme a garantia é acionada ou quando os clientes procuram a rede de concessionárias. A empresa destaca que o problema está relacionado ao uso de óleo sem a certificação Dexos e fora das especificações mencionadas no Manual do Proprietário.
Segundo a General Motors, tais informações podem ser encontradas no manual do veículo e no site oficial da Chevrolet. A troca do óleo deve ser feita a cada 10 mil km, podendo ser antecipada em condições de uso severas.