O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta últim quarta-feira o Boletim Agroclimatológico com previsões para os meses de setembro, outubro e novembro de 2024. O objetivo é fornecer aos agricultores informações climáticas essenciais para suas atividades, destacando períodos de chuva e seca. Vamos conferir a previsão para as cinco regiões brasileiras.
Sul
A região Sul do Brasil deve esperar chuvas acima da média em várias áreas. No norte do Paraná, as precipitações ficarão próximas à média. A temperatura do ar tende a ser superior à média histórica, especialmente em partes do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul.
Embora as temperaturas estejam acima da média, setembro pode registrar incursões de massas de ar polar, provocando declínios nos termômetros e possíveis geadas em áreas de maior altitude. O balanço hídrico indica que a umidade do solo seguirá elevada, mas o noroeste do Paraná pode ver níveis mais baixos de umidade, particularmente em setembro.
Qual é a previsão climática para o Sudeste?
Para o Sudeste, o trimestre deverá ter chuvas abaixo da média na maioria das áreas. A única exceção é o sudeste de São Paulo, que pode registrar chuvas ligeiramente acima da média devido a frentes frias. As temperaturas estarão acima da média histórica, principalmente no oeste de Minas Gerais e norte de São Paulo em setembro.
Essa previsão sugere uma redução do armazenamento hídrico do solo na maioria da região, exceto em novembro, quando a tendência é de aumento da umidade do solo.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a seca persiste desde maio, e os próximos meses devem continuar com chuvas abaixo da média. A umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30%, com picos mínimos inferiores a 20%. A partir de outubro e início de novembro, no entanto, espera-se um retorno gradual das chuvas.
A região enfrentará temperaturas acima da média, com dias de calor extremo. A combinação de ar seco e quente favorecerá queimadas e incêndios florestais. Prevê-se uma redução nos níveis de água do solo, exceto em novembro, quando as chuvas podem elevar a umidade.
Norte
A previsão climática para o Norte do Brasil aponta para chuvas abaixo da média nos próximos meses. A partir de outubro, podem ocorrer chuvas pontuais no oeste da região. A temperatura média do ar será superior à média, com elevação das temperaturas no leste do Amazonas e centro-sul do Pará.
Essas condições favorecem queimadas e incêndios florestais, com baixos níveis de umidade do solo em setembro e outubro. Em novembro, os níveis de água no solo deverão aumentar, exceto no nordeste da região amazônica.
Nordeste
No Nordeste, a previsão indica chuvas abaixo da média climática. A faixa leste pode registrar volumes próximos à média, lembrando que o período chuvoso termina em agosto. As temperaturas estarão acima da média histórica, especialmente no interior da região.
A umidade do solo será baixa na maior parte da região nos próximos três meses. Na costa leste, os níveis de umidade ainda serão satisfatórios nos meses de setembro e outubro, mas devem cair em novembro.
Resumo das Previsões Climáticas
- Sul: Chuvas acima da média, temperaturas acima da média, possíveis geadas.
- Sudeste: Chuvas abaixo da média, temperaturas acima da média, redução da umidade do solo.
- Centro-Oeste: Chuvas abaixo da média, temperaturas acima da média, seca persistente.
- Norte: Chuvas pontuais, temperaturas acima da média, baixos níveis de umidade do solo.
- Nordeste: Chuvas abaixo da média, temperaturas acima da média, níveis baixos de umidade do solo.