O Cayenne E-Hybrid representa a fusão ideal entre a versatilidade de um SUV e a performance de um veículo esportivo. Este modelo oferece conforto para até cinco ocupantes e aceleração comparável à do 911 Carrera. Além disso, ele é capaz de realizar tarefas cotidianas sem consumir combustível, graças ao seu sistema híbrido plug-in, que foi aprimorado para garantir tempos de recarga mais rápidos e uma maior autonomia no modo elétrico.
Com a nova geração, o tempo de recarga foi reduzido de seis horas para duas horas e meia. Essa melhoria foi possível graças ao novo sistema de carga e uma bateria de 25,9 kWh, que agora fornece uma autonomia de 52 a 56 quilômetros no modo totalmente elétrico, dependendo da versão. Esse aumento representa cerca de 20 quilômetros a mais que o modelo anterior.
O Motor Elétrico do Cayenne E-Hybrid: Potência e Eficiência
Uma pergunta comum sobre o Cayenne E-Hybrid é: “Como o motor elétrico melhora a performance e eficiência do SUV?” A resposta começa pela integração do motor elétrico entre a unidade de combustão e a transmissão automática de oito marchas. Este motor é novo e possui 176 cv de potência e 450 Nm de torque, com a capacidade de regenerar até 88 kW durante desacelerações, proporcionando uma combinação impressionante de desempenho e eficiência.
Quais São as Versões Disponíveis do Cayenne E-Hybrid?
O Cayenne E-Hybrid está disponível em várias versões, cada uma com características únicas de potência e desempenho:
- E-Hybrid: Equipado com um motor 2.9 V6 turbo a gasolina, que combina com o motor elétrico para gerar um total de 470 cv e 650 Nm. Atinge 100 km/h em menos de 5 segundos, com velocidade máxima superior a 250 km/h.
- E-Hybrid S: Esta versão oferece uma potência combinada de 519 cv e 750 Nm, também alcançando 100 km/h em menos de 5 segundos e superando os 250 km/h.
- Turbo E-Hybrid: A variante mais potente, com um motor 4.0 V8 biturbo combinado com o elétrico, atingindo 739 cv e 950 Nm. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e pode chegar a 295 km/h.
Como é o Consumo de Combustível do Cayenne E-Hybrid?
Uma curiosidade é que, mesmo sendo um SUV grande e potente, o Cayenne E-Hybrid surpreende com seu consumo de combustível. Em condições ideais, pode atingir a média de 20 km/l tanto na cidade quanto na estrada. No entanto, o consumo varia bastante conforme o uso:
- Se usado apenas na cidade e recarregado regularmente, o consumo de gasolina pode ser zero.
- Em viagens longas e sem recargas, o consumo pode aumentar significativamente.
Testando o Novo Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé
Dentre tantas opções, testamos o novo Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé em um percurso rodoviário até o interior do estado de São Paulo. O utilitário de R$ 1,3 milhão deslanchou suavemente no modo 100% elétrico pelas ruas da capital paulista, proporcionando uma cabine silenciosa e confortável. O acabamento interno é de alta qualidade, e o sistema de som premium garantiu uma experiência auditiva excepcional.
No modo Sport, a potência quase total dos 750 cv proporcionou acelerações rápidas, e o som do escapamento ativo aumentou a sensação de dirigir um veículo esportivo. A construção refinada e a capacidade de contornar curvas impressionaram, além dos freios eficientes e do luxo que agrada a todos os ocupantes.
Detalhes Técnicos do Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé
- Preço básico: R$ 1.330.000
- Carro avaliado: R$ 1.360.000
- Motores: oito cilindros em V 4.0, 24V, biturbo, injeção direta, duplo comando de válvulas com variação na admissão e escape + motor elétrico síncrono traseiro
- Combustível: gasolina + eletricidade (sistema híbrido plug-in)
- Potência: 599 cv a 6.000 rpm (gasolina) + 176 cv (elétrico)
- Torque: 800 Nm a 2.400 rpm (gasolina) + 450 Nm (elétrico)
- Câmbio: automático sequencial, oito marchas
- Direção: elétrica
- Suspensões: braços sobrepostos (dianteiro) e multilink (traseiro)
- Freios: discos ventilados (dianteiro/traseiro)
- Tração: integral sob demanda
- Dimensões: 4,930 m (comprimento), 2,194 m (largura), 1,657 m (altura)
- Entre-eixos: 2,895 m
- Pneus: 285/40 R21 (dianteiro) e 315/35 R21 (traseiro)
- Porta-malas: 434 litros
- Peso: 2.458 kg
- Tanque: 75 litros
- 0-100 km/h: 3,7 segundos
- Velocidade máxima: 295 km/h
- Consumo cidade: 19,7 km/l
- Consumo estrada: 19,4 km/l
- Autonomia no modo elétrico: 52 a 56 km
- Nota do Inmetro: B
- Classificação na categoria: A (SUV Grande 4×4)
Em resumo, o Cayenne E-Hybrid comprova que é possível conciliar potência, luxo e eficiência, oferecendo uma experiência de condução única e completa. Seja na cidade ou na estrada, este SUV híbrido da Porsche se destaca pela inovação e tecnologia de ponta.