Sim! Lá vamos nós falar novamente sobre a Inteligência Artificial. Ache você bom ou ruim, o tema é um dos mais relevantes dos últimos tempos e, portanto, deve ser discutido à exaustão. Isso porque a IA Generativa tem impacto direto e palpável não apenas no mundo dos negócios, bem como na ponta final, ou seja, clientes e usuários.
Antes de falarmos, propriamente, do papel do CEO na era da IA, é importante entendermos a mudança no âmbito da velocidade das inovações. Para termos um ponto de comparação, levaram 72 anos da invenção do telefone para que ele chegasse a 90% dos lares americanos. O celular demorou cerca de 39 anos, a Internet levou 20 anos e o Chat GPT demorou apenas 5 dias para atingir 1 milhão de pessoas.
Por que a Inteligência Artificial Revoluciona Tão Rápido?
Isso nos mostra que, se pararmos para pensar, hoje é “o dia mais lento que estamos vivendo”, pois somos bombardeados diariamente por novas soluções tecnológicas, cada vez mais eficientes. É claro que, como toda novidade, há receios de quais problemas essa inflexão tecnológica pode gerar na sociedade.
Dentro desse contexto, você pode estar pensando que todo esse tema deve ser submetido aos melhores profissionais de TI — e aqui peço licença, e não me entendam mal, mas esse papo não é de tech, é um papo de CEO! E por quê?! Porque a aplicação de soluções de IA Generativa deve ser de estratégia. Portanto, passa, necessariamente, pelo CEO da empresa.
Qual o Papel do CEO na Implementação da IA Generativa?
O papel do CEO é justamente avaliar, desenvolver e aplicar estratégias de negócios que sejam capazes de impulsionar os negócios por meio da IA em níveis diferentes e em todas as áreas da empresa, tais como pessoal, grupos de trabalho, departamentos e, em última instância, o cliente.
Como a IA Impacta Diretamente o CEO?
Explicando de forma simples, a IA Generativa tem o potencial de transformar a maneira como os CEOs lidam com dados e decisões estratégicas. Com a velocidade das inovações, os CEOs precisam:
- Estar sempre atualizados com as novidades da tecnologia.
- Investir em formação e desenvolvimento contínuo.
- Ter uma visão holística dos impactos da IA em todas as áreas do negócio.
- Formar parcerias estratégicas com empresas e startups de IA.
Assim, torna-se crucial que o CEO não apenas compreenda o papel da IA, mas também se sinta confortável alocando recursos e ajustando a cultura organizacional para abraçar essas mudanças.
Pontos Cruciais para um CEO na Era da IA
Para um CEO navegar com sucesso no mundo da Inteligência Artificial Generativa, alguns pontos cruciais precisam ser considerados:
- Educação e Conhecimento: Participar de seminários, workshops e treinamentos sobre IA.
- Parceria com TI: Trabalhar de mãos dadas com a equipe de TI para alinhar as metas estratégicas.
- Ética e Transparência: Garantir que as soluções de IA sejam éticas e transparentes.
- Adaptação Cultural: Preparar a equipe para mudanças culturais que a IA poderia trazer.
- Investimento em Inovação: Alocar orçamento para pesquisa e desenvolvimento em IA.
Por isso, reforço que IA não é, em um primeiro momento, sobre tech. É algo muito além disso, é ter um olhar antenado, cuidadoso e assertivo sobre o negócio para saber quais e quando dar os próximos passos nesse universo. E você, CEO, está preparado para esse papo?