Um dos principais critérios considerados pelos brasileiros ao escolher um carro novo é a média de consumo de combustível. Para facilitar essa escolha, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publica regularmente o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Esse programa apresenta dados importantes sobre os veículos disponíveis no mercado, como sua eficiência energética, avaliando a quantidade de energia utilizada para se locomover. Um dado de grande destaque é a média de consumo de combustível dos veículos.
Dados Atualizados sobre Consumo de Combustível
Na lista mais recente, o Inmetro analisou 909 modelos e versões de automóveis de passeio e comerciais leves, fabricados por 36 marcas diferentes. Entre esses modelos, incluem-se carros da linha 2025, como o Hyundai HB20 e HB20S, adaptados para atender às novas normas de emissão.
A avaliação dos veículos é realizada sob condições controladas, garantindo resultados precisos. Os testes simulam condições de estrada e cidade, e os automóveis recebem classificações que variam de A a E, de acordo com seu nível de eficiência.
Qual é o Carro Flex mais Econômico do Brasil?
Contrariando expectativas, o carro flex mais econômico do Brasil não é o pequeno Renault Kwid nem o Fiat Mobi, frequentemente lembrados por sua economia. O campeão é um eletrificado, o Toyota Corolla, equipado com um conjunto híbrido que otimiza o consumo de combustível.
- Toyota Corolla (motor 1.8 e câmbio CVT)
- Consumo energético: 1,21 MJ/km
- Consumo com etanol: 12,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada
- Consumo com gasolina: 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada
Outros Modelos Econômicos no Ranking
O Toyota Corolla Cross, o SUV irmão do Corolla, também se destaca pela economia, com consumo médio de 17,7 km/l com gasolina na cidade. Veja a ficha técnica do modelo:
- Toyota Corolla Cross (motor 1.8 e câmbio CVT)
- Consumo energético: 1,29 MJ/km
- Consumo com etanol: 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada
- Consumo com gasolina: 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada
Como o Renault Kwid se Destaca no Consumo?
O Renault Kwid, equipado com motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas, aparece na terceira colocação. Este hatchback possui um gasto energético de 1,36 MJ/km:
- Renault Kwid
- Consumo com etanol: 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada
- Consumo com gasolina: 15,3 km/l no ciclo urbano e 15,7 km/l no ciclo rodoviário
Esses dados fornecidos pelo Inmetro no PBEV são essenciais para consumidores que buscam eficiência e economia ao escolher um novo veículo. A transparência e precisão das informações ajudam, inclusive, na tomada de decisões mais conscientes e sustentáveis.