A Stellantis, um dos maiores grupos automotivos do mundo, está prestes a realizar um grande marco no Brasil com o lançamento de veículos eletrificados produzidos nacionalmente. Recentemente, a empresa anunciou a produção do primeiro lote de modelos com tecnologia Bio-Hybrid na fábrica de Betim (MG). Esses veículos, equipados com sistemas micro-híbridos flex, serão utilizados para avaliações variadas, incluindo testes externos.
A meta da Stellantis é ambiciosa: até 2030, 20% de seu portfólio global deverá ser composto por modelos eletrificados. Para alcançar esse objetivo, a companhia apostará em três tipos principais de conjuntos mecânicos, abrangendo diversas marcas como Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram.
Como a Stellantis pretende eletrificar seu portfólio?
O plano da Stellantis envolve a adoção de três tipos principais de powertrains. O primeiro e mais acessível é o BSG (Belt Starter Generator), um sistema micro-híbrido que utiliza um gerador elétrico para carregar uma bateria auxiliar. Embora ele não tracione o veículo diretamente, oferece assistência em momentos específicos, como ultrapassagens, melhorando a economia de combustível em até 20%.
Fiat Pulse S-Design 1.3 2025: O que esperar?
Uma das grandes apostas da Stellantis é o Fiat Pulse S-Design 1.3 2025, que deve ser equipado com o sistema BSG. Neste modelo, um pequeno gerador elétrico atua também como alternador, carregando uma bateria auxiliar de 12 ou 48 volts. Embora não tracione o veículo, proporciona uma força extra necessária em momentos cruciais.
- Economia de combustível de 10% a 20%
- Suporte em condições específicas como ultrapassagens
- Bicombustível (flex)
O que são os híbridos convencionais e plug-in?
Além dos micro-híbridos, a Stellantis também planeja introduzir híbridos convencionais (HEV) e plug-in híbridos (PHEV). Nos híbridos convencionais, o motor a combustão funciona em conjunto com um ou mais motores elétricos, alimentados por baterias. Já os híbridos plug-in possuem a vantagem de poder ser recarregados em tomadas, proporcionando maior autonomia e a possibilidade de condução puramente elétrica.
- Híbrido convencional (HEV): Combina motores a combustão e elétricos
- Híbrido plug-in (PHEV): Recarga em tomada, ampliando a autonomia elétrica
Quais serão os lançamentos da Stellantis até 2025?
Especula-se que o primeiro lote produzido em Betim (MG) seja composto por modelos micro-híbridos, possivelmente do Fiat Pulse ou Fastback. A fábrica de Goiana (PE) também é uma forte candidata para iniciar a produção de híbridos em breve. Importante notar que todos esses veículos serão bicombustíveis (flex), reforçando a versatilidade dos modelos para o mercado brasileiro.
Essa movimentação demonstra o compromisso da Stellantis em liderar a transformação para a mobilidade eletrificada no Brasil. Com avanços tecnológicos e uma estratégia bem delineada, a empresa está preparada para oferecer uma gama diversificada de veículos que combinam sustentabilidade e desempenho.