Existe um componente em comum entre vários modelos de carros, desde o Fiat Uno ao Volkswagen Passat, passando pelo Honda Civic e Chevrolet Celta. Este componente é o gerador de gases, também conhecido como deflagrador, dos airbags fornecidos pela Takata, uma fabricante japonesa. Apesar de cada veículo ter sua própria bolsa de airbag adaptada às suas dimensões, o deflagrador pode ser o mesmo em muitos desses veículos.
O deflagrador é responsável pela reação química que gera gases quase instantaneamente para que o airbag se abra em caso de acidente. No entanto, em airbags usados por carros de mais de 17 marcas fabricados entre o final dos anos 1990 até 2015, um problema grave pode ocorrer. A ativação do gerador de gases pode resultar em uma pressão excessiva, causando a ruptura do componente e a projeção de fragmentos metálicos para o interior do veículo.
Recall dos Airbags Takata: Riscos e Consequências
Esse defeito afeta mais de 100 milhões de veículos globalmente e, no Brasil, envolve aproximadamente 5,8 milhões de carros. Em casos de rompimento do gerador de gás, fragmentos metálicos podem ser lançados a uma velocidade de aproximadamente 300 km/h, representando um sério perigo para os ocupantes do veículo. Estima-se que o defeito tenha causado ferimentos em cerca de 70 pessoas no Brasil, com pelo menos 8 mortes confirmadas.
Como saber se meu carro está envolvido no recall?
Se você possui um carro fabricado entre os anos 1990 e 2015, vale a pena verificar se ele está entre os modelos afetados pelo problema. Embora a Chevrolet tenha convocado recalls para diversos modelos, incluindo Celta e Classic, muitos proprietários ainda não atenderam às chamadas.
Modelos Convocados para Recall
- Chevrolet Celta e Classic (2014)
- Agile, Montana, Sonic, Cruze e Tracker (2012-2018)
Por que a troca dos airbags é tão importante?
O perigo dos airbags Takata não pode ser subestimado. O primeiro grande caso veio à tona com um acidente envolvendo um Honda Accord 2002, nos Estados Unidos, onde detritos de metal feriram o motorista durante o acionamento do airbag. Apesar da Takata ter conhecimento do problema desde 2004, as ações corretivas foram adiadas, aumentando o risco para milhões de motoristas.
Ações para Estimular o Recall
As montadoras têm buscado diversas formas de incentivar os proprietários a realizarem o recall. Entre as ações, encontram-se:
- Envio de mala direta aos proprietários.
- Divulgação das campanhas por meio de caminhões de entrega (Honda).
- Oferecimento de incentivos financeiros, como vales-combustível (Chevrolet).
Licenciamento de veículos com recall pendente
Desde 12 de abril de 2021, uma nova lei de trânsito obriga os proprietários a realizarem os recalls para que seus veículos sejam licenciados anualmente. Caso o recall não seja atendido após um ano da notificação, a pendência será automaticamente incluída no Certificado de Licenciamento Anual. Isso impede que o veículo seja licenciado até que o conserto seja feito.
Após a execução do recall, a fabricante tem 15 dias para informar ao sistema governamental sobre a correção. O proprietário receberá um recibo com todos os detalhes do serviço realizado. Essa medida tem o objetivo de aumentar a taxa de adesão aos recalls e garantir a segurança de milhões de motoristas e seus passageiros.
Portanto, se você possui um dos veículos afetados, não adie a substituição dos airbags. Além de garantir sua segurança e a de seus passageiros, você estará cumprindo uma exigência legal essencial para o licenciamento do seu veículo.