Os beneficiários do Bolsa Família em Recife estão enfrentando uma situação preocupante. Diversos relatos têm surgido de titulares do programa que descobriram saques indevidos em suas contas bancárias. Muitos se sentem lesados e sem saber como solucionar o problema.
Dona de casa Élida Melo é uma das afetadas. Ao tentar sacar o dinheiro do Bolsa Família, ela encontrou apenas R$ 3,05 em sua conta. Orientada pela atendente, ela registrou um boletim de ocorrência e foi instruída a aguardar dez dias por uma resposta.
Relatos de Saques Indevidos no Bolsa Família
Valdir Martins Pereira também foi prejudicado. Ele descobriu uma transferência de R$ 597,62 via Pix em seu extrato, deixando um saldo de R$ 2,93. “Preciso desse dinheiro, não vivo de ‘ôia‘”, lamentou Valdir.
Bruna Oliveira, moradora de Jaboatão dos Guararapes, passou por situação semelhante. Recebendo R$ 950 do programa, além de R$ 150 do 13° pagamento, totalizando R$ 1.100, ela verificou que R$ 998 já tinham sido retirados de sua conta. “Esperava usar esse dinheiro para comprar coisas para casa e pagar contas“, disse Bruna.
O que fazer em caso de movimentação não autorizada?
A Caixa Econômica Federal orienta que, em caso de movimentação não reconhecida, os clientes devem solicitar uma contestação em qualquer agência, levando CPF e documento de identificação. Os pedidos são analisados e, se procedentes, o valor é ressarcido. A instituição está colaborando com investigações para combater fraudes e golpes.
Como os beneficiários podem se proteger?
Para evitar golpes, a Caixa recomenda aos clientes:
- Não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais;
- Desconfiar de informações sensacionalistas e “oportunidades imperdíveis”;
- Utilizar navegadores e antivírus atualizados;
- Não fornecer senhas ou outros dados de acesso em outros sites, ou aplicativos;
- Monitorar qualquer atividade não usual nas contas;
- Verificar se os aplicativos são desenvolvidos pela Caixa Econômica Federal.
Além disso, a Caixa enfatiza que nunca solicita senhas e assinaturas na mesma página e recomenda que as senhas não sejam salvas em aparelhos celulares ou computadores. Não realizar ligações solicitando a instalação de aplicativos também é uma importante medida de segurança.
Como identificar uma mensagem suspeita sobre o Bolsa Família?
A Caixa não envia SMS com links e os e-mails somente são enviados se o cliente autorizar. É fundamental estar atento a qualquer atividade suspeita e não clicar em links desconhecidos, que podem instalar programas espiões no dispositivo, coletando informações de navegação e dados pessoais.
Os relatos de golpes envolvendo o Bolsa Família têm gerado preocupação e insegurança entre os beneficiários. A colaboração com as autoridades e as medidas preventivas são essenciais para garantir a segurança dos usuários. Para mais informações, consulte sempre o site oficial da Caixa Econômica Federal ou dirija-se diretamente a uma agência.