A equipe da NASA responsável pelo X-59 está progredindo nos testes em preparação para o primeiro voo do avião supersônico silencioso. Essa etapa inclui uma série de testes estruturais importantes e inspeções críticas no caminho para o voo.
O X-59 é um avião experimental projetado para voar mais rapidamente que a velocidade do som sem produzir um estrondo sônico alto. Será o primeiro de seu tipo a voar, com o objetivo de coletar dados sonoros para a missão Quesst da NASA, que pode abrir portas para voos supersônicos comerciais sobre terra no futuro.
Por que o X-59 é um Projeto Tão Revolucionário?
Devido ao seu design exclusivo, a equipe de engenharia do X-59 deve prever todos os aspectos do avião antes mesmo de ele decolar. Isso inclui como a fuselagem, asas e superfícies de controle irão se comportar juntos em voo. Portanto, a realização de testes em solo é essencial para fornecer à equipe os dados necessários para validar os modelos que eles desenvolveram.
Quais Testes Estruturais Foram Realizados?
Os testes estruturais do X-59 fornecem à equipe feedback valioso. Entre 2022 e 2024, os engenheiros coletaram dados sobre as forças que a aeronave deverá enfrentar durante o voo e os possíveis efeitos das vibrações no avião.
De acordo com Walt Silva, cientista sênior do Centro de Pesquisa Langley da NASA em Hampton, Virgínia, e líder de estruturas para o X-59, essas avaliações são cruciais: “Você faz esses testes, obtém os dados e compara em algumas áreas, enquanto em outras você quer fazer melhorias.”
O Que Vem a Seguir para o X-59?
No início deste ano, o X-59 passou por testes de acoplamento estrutural, onde as superfícies de controle, incluindo ailerons, flaps e leme, foram movidas por computador. Foi o último de três testes estruturais vitais. Em 2023, os engenheiros aplicaram “agitadores” a partes do avião para avaliar sua resposta às vibrações, e no início de 2022 realizaram um teste de prova para garantir que a aeronave absorveria as forças que enfrentará durante o voo. Além disso, este ano o assento ejetor do X-59 foi instalado e passou por inspeção.
Com os testes estruturais e a instalação do assento ejetor concluídos, a aeronave avançará para um novo marco: a ativação de seus motores para uma série de testes em solo.
Testes Futuros Incluem:
- Avaliação dos aviônicos e da extensa fiação da aeronave para possíveis interferências eletromagnéticas.
- Imitação de condições de voo em um ambiente de teste em solo.
- Testes de táxi para validar a mobilidade em solo antes do primeiro voo.
Segundo Natalie Spivey, engenheira aeroespacial do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Edwards, Califórnia, “Os primeiros voos são sempre muito intensos. Há muita antecipação, mas estamos prontos para chegar lá e ver como a aeronave responde no ar. Será muito empolgante.”
Com a conclusão dessas etapas, a NASA está cada vez mais próxima de realizar o primeiro voo do X-59, marcando um avanço significativo na tecnologia de voos supersônicos silenciosos e potencialmente revolucionando as viagens aéreas comerciais no futuro.