Maria Eduarda, de 4 anos, conhecida como Duda, que ganhou o Miss Minas Gerais Kids, foi alvo de ataques racistas em uma rede social no último fim de semana. Nas fotos e vídeos produzidos pela sua mãe, Adriana Barbosa, 32, a menina aparece com os cabelos soltos. Então no perfil do Instagram, que conta com mais de 30 mil seguidores, uma internauta comentou: “Isso não é cabelo de princesa, vamos ser sinceros. Está mais para bruxa”. As informações são do O Globo.

“O meu sentimento que eu tive quando li a mensagem foi medo…pavor. Eu pensei: ‘Se uma pessoa tem coragem de escrever isso numa rede social, o que (mais) ela tem coragem de fazer?’ Ver uma criança e ter coragem de escrever um absurdo desse. Eu fiquei com muito medo. O próximo sentimento que eu tive foi impotência, de não conseguir protegê-la desses ataques, de não conseguir colocá-la numa bolha e livrar ela de todo tipo de ataque racista, preconceituoso. Depois eu senti vontade de nos isolar, de retirá-la de todo e qualquer concurso que era sonho dela e tentar colocá-la numa caixinha. Eu passei a noite em claro”, disse a mãe da Maria Eduarda ao jornal.

Ela ressaltou que a família preferiu não registrar um boletim de ocorrência sobre o caso. Apenas expôs o ataque nas redes sociais. Na última publicação, Adriana escreveu: “Estou expondo porque sou mãe e isso dói na alma , além da questão do preconceito, ainda tentando tirar o sonho de uma criança”.

Adriana ainda frisou a importância de os pais fortalecerem as crianças para que esses ataques não as desestabilizem.

“Um recado que eu deixo para outros pais, principalmente, para pais de crianças negras, afros, com cabelos Blacks como o da minha filha: fortaleça suas crianças. É mostrar que elas são lindas que podem estar em qualquer lugar e em qualquer cargo. Sonhar da mesma forma que qualquer outra criança e que não tem limites”, declarou.

Vale ressaltar que Maria Eduarda representará em 2023 o estado de Minas Gerais no Miss Brasil Kids