Israel retoma ataques em Gaza e mata ao menos 19

TEL AVIV, 19 NOV (ANSA) – Ao menos 19 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nos novos ataques massivos de Israel contra diversas localidades da Faixa de Gaza nesta quarta-feira (19), informou a agência palestina Wafa. O país judeu confirmou que retomou a ofensiva porque o Hamas “rompeu” a trégua.   

Segundo a mídia, jatos das Forças de Defesa de Israel (IDF) atacaram um grupo de civis em Shujaiya, um bairro a leste da Cidade de Gaza, matando dois e ferindo mais de dez. Outros quatro palestinos foram mortos em um bombardeio que teve como alvo o prédio do Ministério de Assuntos Religiosos, a sudeste da Cidade de Gaza.   

Houve ainda falecimentos em Al-Mawasi, a oeste de Khan Yunis, onde a mira era uma estrutura da Agência da ONU para os Refugiados da Palestina (Unrwa).   

As IDF confirmaram os ataques, que tiveram como “objetivo os terroristas do Hamas em toda a Faixa de Gaza”, depois que diversos deles “abriram fogo em uma área com a presença de soldados israelenses em Khan Yunis”, denunciando “uma violação do cessar-fogo” do lado árabe.   

Citando fontes médicas de Gaza, a Wafa informou nesta quarta que o número de mortos em Gaza subiu de 69.513 para 170.745 desde o início da guerra entre Israel e Hamas em outubro de 2023.   

A agência destacou que muitos corpos seguem soterrados em edifícios que desmoronaram, enquanto equipes da proteção civil se esforçam para retirá-los. (ANSA).