Israel retoma ataques contra Irã e destrói refinarias; Teerã revida com mísseis

Ataques israelenses miraram infraestrutura energética do Irã, que revidou com mísseis contra cidades como Jerusalém e Haifa

ATTA KENARE / AFP
Foto: ATTA KENARE / AFP

Em uma expansão de sua campanha militar contra o Irã, Israel atacou na tarde deste sábado, 14, a infraestrutura energética do Irã, incluindo refinarias de gás e petroquímicas no sábado. A informação foi divulgada pelo ministério do petróleo do Irã.

O comunicado disse que drones israelenses visaram uma parte do campo de gás South Pars na província de Bushehr. South Pars é um dos maiores campos de gás do mundo e uma parte crítica da produção energética do Irã. A Companhia de Refinamento de Gás Fajr Jam também foi alvo, disse o ministério.

O Irã é um dos maiores produtores de energia do mundo, com a segunda maior reserva global de gás e a quarta maior reserva de petróleo bruto. Vídeos postados nas redes sociais mostraram um grande incêndio queimando na refinaria de gás South Pars na província de Bushehr no sul do Irã.

As explosões tiraram do ar as linhas de produção em ambas as instalações, disse o comunicado do ministério, mesmo enquanto bombeiros e equipes de emergência continham em grande parte os incêndios. Um porta-voz militar israelense não respondeu a um pedido de comentário sobre os ataques.

Ataque iraniano na noite deste sábado

Em resposta, o Irã lançou uma nova rodada de ataques com mísseis contra Israel, confirmou a mídia estatal iraniana no final do sábado em uma publicação nas redes sociais.

Os israelenses estão correndo para abrigos antibombas e salas seguras depois que o Home Front Command – a unidade militar israelense responsável pela segurança dos civis – instruiu o público a permanecer perto de áreas protegidas.

Os sistemas de defesa aérea israelenses estão interceptando mísseis balísticos iranianos enquanto explosões iluminam os céus de Jerusalém.
Imagens da televisão israelense indicam que muitos dos mísseis disparados na última barragem do Irã foram apontados pela primeira vez para a cidade de Haifa, no norte do país, e seus arredores.

Expansão

Os ataques à infraestrutura energética do Irã no segundo dia do conflito Israel-Irã representaram uma expansão dos combates, que começaram na sexta-feira com Israel lançando ataques a sítios militares e nucleares do Irã e assassinando sua principal cadeia de comando militar. O Irã retaliou disparando mísseis balísticos e drones em Tel-Aviv e Jerusalém. Ambos os lados disseram que os combates continuarão apesar dos apelos internacionais para uma redução do conflito.

“Entramos na segunda fase da guerra, que é extremamente perigosa e destrutiva”, disse Abdollah Babakhani, especialista no setor energético do Irã baseado na Alemanha. Atacar a infraestrutura energética do Irã, acrescentou ele, “será um desastre porque repará-la será caro e levará tempo”.

Refinaria de petróleo iraniana em chamas após ataques de Israel

Um alto funcionário do ministério do petróleo disse que o ministério havia colocado seu pessoal em refinarias e campos de energia em alerta total e suas equipes de emergência e bombeiros em alerta máximo, antecipando que Israel poderia visar a infraestrutura energética. O funcionário disse que os danos ainda estavam sendo avaliados e que os oficiais estavam realizando uma série de reuniões de emergência.

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, disse que, à luz dos ataques de Israel em todo o Irã, o país lançaria um contra-ataque mais feroz contra Israel, relataram os meios de comunicação iranianos.

Hamid Hosseini, membro do comitê de energia da Câmara de Comércio do Irã, disse que, além dos dois ataques a sítios de infraestrutura, Israel também atacou um prédio de escritórios no norte de Teerã que pertencia ao ministério do petróleo. O prédio abrigava um departamento de engenharia envolvido na expansão dos campos de petróleo e energia do Irã, disse o Sr. Hosseini em uma entrevista por telefone.

O Irã vem enfrentando uma crise energética aguda há meses devido à escassez de gás. As usinas de energia do país e a produção de eletricidade dependem quase completamente de gás natural, e para gerenciar a escassez, o governo começou a programar cortes de energia generalizados para uso residencial, comercial e industrial.

O governo disse que a escassez de gás se deve ao fato de a demanda superar a produção e as sanções econômicas terem eliminado a capacidade do Irã de atualizar e investir em sua infraestrutura energética.

Os meios de comunicação iranianos relataram que as defesas aéreas foram ativadas em várias localidades, incluindo Bandar Abbas, Tabriz, Isfahan e Teerã, devido aos ataques israelenses no final de sábado. Bandar Abbas é um importante porto de envio, e Isfahan e Tabriz têm refinarias de energia e bases militares. Moradores de Teerã disseram que podiam ouvir explosões altas e defesas aéreas atirando sem parar.

O governador de Teerã anunciou que os funcionários do governo da província de Teerã trabalhariam remotamente até quarta-feira, com exceção de militares, inteligência, bancos, centros médicos e serviços municipais, relatou a agência de notícias estatal.