Israel rejeita apelo de 25 países por trégua em Gaza

ROMA, 21 JUL (ANSA) – Israel rejeitou a declaração conjunta assinada por um grupo de 25 países, entre eles a Itália, e a União Europeia, pedindo pelo cessar-fogo na Faixa de Gaza.   

Segundo o governo de Benjamin Netanyahu, o responsável pelo confronto é o Hamas e o apelo deveria ser direcionado ao grupo fundamentalista.   

“Israel refuta a declaração porque ela está desconectada da realidade e envia uma mensagem errada ao Hamas”, que “começou esta guerra e a está prolongando, sendo o único responsável pela falta de um acordo para a libertação dos reféns e pela trégua”, disse o Ministério das Relações Exteriores de Israel no X em resposta ao comunicado enviado pelos responsáveis da pasta correspondente em países como França, Austrália, Canadá, Bélgica, Japão e Reino Unido.   

O governo israelense também apontou que o apelo internacional “não concentrou sua pressão sobre o Hamas e nem reconhece seu papel e sua responsabilidade na situação”.   

“Todas as declarações e alegações devem ser direcionadas ao único responsável pela ausência de um acordo para a libertação dos reféns e de um cessar-fogo: o Hamas”, reforçou o comunicado israelense, acusando o grupo árabe de realizar “uma campanha para espalhar mentiras sobre Israel e de aumentar os danos a civis que buscam receber ajuda humanitária”.   

Além disso, o país judeu destacou que “existe uma proposta concreta para um acordo de cessar-fogo, [sobre o qual] Israel tem repetidamente dito ‘sim’, enquanto o Hamas se recusa a aceitá-la”. (ANSA).