Israel recupera corpo de soldado desaparecido há 37 anos

TEL AVIV, 03 ABR (ANSA) – As Forças Armadas de Israel anunciaram nesta quarta-feira (3) que recuperaram os restos mortais de um soldado do país desaparecido na guerra do Líbano, em 1982.   

O sargento Zachary Baumel desapareceu durante a batalha do vilarejo de Sultan Yacub, perto da fronteira da Síria, junto com outros dois soldados cujo paradeiro ainda é desconhecido.   

O corpo de Baumel foi identificado pelo Instituto Médico Legal do país asiático, no entanto, o Exército não informou como recuperou os restos mortais do combatente. As Forças Armadas apenas disseram que isso foi o resultado de “um prolongado esforço da inteligência israelense durante o qual várias operações foram realizadas”.   

Além disso, o Exército de Israel afirmou que continua procurando por outros soldados desaparecidos na mesma batalha, realizada há 37 anos.   

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que este foi “um dos momentos mais comoventes” de todos os seus anos no cargo.   

“Estou comprometido em trazer para casa todos os soldados desaparecidos nas batalhas de Israel. Nós nunca cessaremos esta missão sagrada para trazer nossos caídos de volta para casa, devemos isso a nossos combatentes e ao povo de Israel “, disse Netanyahu.   

Nascido nos Estados Unidos, Baumel se mudou com a família para Israel em 1970 e desapareceu quando tinha 21 anos de idade.   

Yona, pai do soldado, morreu há 10 anos, no entanto, a mãe, Miriam, está viva e possui 90 anos. Segundo as Forças Armadas, a família do combatente foi informada sobre o caso.(ANSA)