Israel pede nova extensão de prazo para retirar tropas do Líbano

ROMA, 12 FEV (ANSA) – O governo israelense pediu para manter suas tropas em cinco posições no sul do Líbano até o próximo dia 28 de fevereiro, informou uma autoridade libanesa, citada pela imprensa local, nesta quarta-feira (12).   

A nova solicitação é feita após o acordo de cessar-fogo, que previa inicialmente a retirada dos militares israelenses do sul do país até 26 de janeiro, ter sido prorrogado até 18 de fevereiro.   

Segundo fontes locais, a administração do premiê Benjamin Netanyahu fez o pedido de uma nova prorrogação por meio do comitê que supervisiona o cessar-fogo.   

O Exército israelense invadiu o sul do Líbano no dia 1º de outubro de 2024, no ápice da guerra de um ano com o Hezbollah, que lançou uma ofensiva em solidariedade ao Hamas.   

O acordo de cessar-fogo foi firmado em novembro passado e previa que as Forças de Defesa de Israel (FDI) deveriam ceder todas as suas posições na região às Forças Armadas Libanesas até 26 de janeiro, fim do prazo de 60 dias.   

No entanto, o governo Netanyahu disse, em 24 de janeiro, que a retirada poderia levar mais tempo do que o previsto no acordo e pediu aos Estados Unidos mais 30 dias para retirar suas tropas.   

O Hezbollah, por sua vez, rejeitou qualquer adiamento do prazo, porque “seria uma violação flagrante do acordo, uma violação contínua da soberania libanesa”. (ANSA).