Israel pede evacuação de duas aldeias do sul do Líbano onde prevê bombardear

Israel continua bombardeando o Líbano apesar do cessar-fogo acordado em novembro de 2024

Israel pede evacuação de duas aldeias do sul do Líbano onde prevê bombardear

O Exército israelense pediu nesta quarta-feira (19) a evacuação de áreas de duas localidades no sul do Líbano que, segundo afirmou, abrigariam instalações militares do movimento islamista pró-iraniano Hezbollah, e que planeja bombardear.

“As forças [israelenses] atacarão em breve infraestruturas militares pertencentes ao grupo terrorista Hezbollah em diferentes áreas do sul do Líbano, em resposta às tentativas ilegais da organização de se restabelecer na região”, anunciou o coronel Avichay Adraee, porta-voz do Exército israelense, em uma mensagem no X.

O oficial pediu a saída dos moradores dos arredores de dois edifícios, indicados em mapas, localizados nos povoados de Deir Kifa e Shahur.

Israel continua bombardeando o Líbano apesar do cessar-fogo acordado em novembro de 2024 para pôr fim a mais de um ano de hostilidades com o Hezbollah.

Esse grupo, pró-iraniano, é aliado do movimento islamista palestino Hamas e foi muito enfraquecido pelo confronto com Israel, que incluiu dois meses de guerra total.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos intensificaram a pressão sobre as autoridades libanesas para que façam o Hezbollah se desarmar, algo que o movimento se recusa a fazer.