TEL AVIV, 17 AGO (ANSA) – Israel e Turquia anunciaram nesta quarta-feira (17) a normalização de suas relações diplomáticas, após anos de afastamento por causa dos recorrentes conflitos na Faixa de Gaza.

“Decidimos elevar mais uma vez o nível das relações entre os dois países para laços diplomáticos plenos”, diz um comunicado do primeiro-ministro israelense, Yair Lapid, divulgado após um telefonema com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O acordo prevê o retorno de embaixadores e cônsules e, segundo Lapid, é um “componente importante para a estabilidade regional”.

Israel era um aliado regional de longa data da Turquia até uma operação em 2010, no qual 10 membros turcos de uma flotilha contra o bloqueio a Gaza acabaram morrendo depois de terem agredido soldados israelenses e desrespeitado os apelos de Israel para que entregassem as doações que seriam repassadas por terra para a população de Gaza, sem furar o bloqueio marítimo. Entre as doações dos ativistas turcos presentes no grupo de embarcações em questão, também havia armas de fogo, e dois soldados israelenses foram baleados na ocasião.

Os dois países se reconciliaram em 2016, mas voltaram a se afastar em 2018 e 2019, quando mais de 200 palestinos foram mortos pelas forças israelenses durante protestos na fronteira da Faixa de Gaza.

Após o anúncio de Lapid, o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, garantiu que o país “não vai desistir da causa palestina”. (ANSA).