O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em publicação nas redes sociais que Irã e Israel celebraram um acordo de cessar-fogo nesta segunda-feira, 23, para encerrar o conflito militar em que estão. Os governos mencionados não confirmaram o acordo.
“Oficialmente, o Irã começará o cessar-fogo. Após 12 horas, Israel iniciará o cessar-fogo. Na 24ª hora [a partir da publicação], o mundo celebrará o final da guerra dos 12 dias. Durante cada cessar-fogo, o outro lado permanecerá pacífico e respeitoso”, escreveu o republicano.
O anúncio ocorre horas após a nação persa ter lançado mísseis contra bases americanas no Catar e no Iraque em resposta à primeira ação das tropas dos EUA no conflito. Antes dessa publicação, Trump chamou a retaliação iraniana de “muito fraca” e agradeceu ao país por ter anunciado a ofensiva com antecedência.
Desde que Israel deflagrou um ataque sem precedentes em território iraniano, em 11 de maio, o papel da Casa Branca — parceira do governo israelense — era considerado essencial para determinar o desfecho ou continuidade do conflito.
+Dólar passa a subir após notícias sobre novos ataques; Ibovespa recua quase 1%