22/10/2024 - 9:58
O Exército de Israel disse na segunda-feira, 21, que localizou um bunker do Hezbollah que continha US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões) em ouro e dinheiro. Isso estava no subsolo do Hospital Al-Sahel, em Beirute, capital do Líbano.
Daniel Hagari, porta-voz militar, declarou que um dos “objetivos prioritários” dos “bombardeios de precisão” israelense era uma “câmara encouraçada subterrânea que continha dezenas de milhões de dólares em espécie e ouro. O dinheiro era utilizado para financiar os ataques do Hezbollah contra Israel”.
“O bunker foi deliberadamente colocado sob um hospital e contém mais de meio bilhão de dólares em dinheiro e ouro. Esse dinheiro poderia ter sido usado para reabilitar o Líbano, mas foi usado para reabilitar o Hezbollah. Uma aeronave da Força Aérea está monitorando o local e continuará a rastreá-lo”, completou.
Um vídeo, divulgado pelas Forças de Defesa de Israel, mostra a localização do esconderijo e afirma que dois prédios vizinhos ao hospital serviriam como entrada para o bunker.
Hagari destacou que o bunker era vigiado por Israel há anos e servia como esconderijo para o ex-chefe do grupo extremista, Hassan Nasrallah, que foi assassinado em um ataque aéreo no final de setembro.
Segundo a agência de notícias Reuters, após as declarações de Daniel Hagari, o Hospital Al-Sahel começou a ser evacuado e o diretor da instituição, Fadi Alameh, negou as acusações e solicitou ao Exército do Líbano que visitasse o local para fazer uma verificação.