A líder da oposição venezuelana e recém-coroada vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, expressou seu apoio a Israel em uma ligação telefônica com Benjamin Netanyahu, informou o gabinete do primeiro-ministro israelense nesta sexta-feira em um comunicado.
+ Quem é Maria Corina Machado, a ‘dama de ferro’ da Venezuela que ganhou o Nobel da Paz
Machado saudou o retorno dos reféns israelenses sob um acordo de cessar-fogo em Gaza e expressou apreço pelos esforços de Israel contra o Irã, que ela descreveu como uma ameaça para ambos os países, disse o comunicado.
Netanyahu parabenizou Machado por sua vitória no Nobel e elogiou seus esforços para promover a democracia e a paz.
Machado já prometeu transferir a embaixada da Venezuela em Israel para Jerusalém caso seu movimento chegue ao poder, alinhando-a com outros líderes latino-americanos que assumiram posições pró-Israel, incluindo o presidente da Argentina, Javier Milei, e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
A maioria dos países instala suas embaixadas em Tel Aviv, evitando Jerusalém, que os palestinos também reivindicam como a capital de um futuro Estado independente.
Machado tem buscado laços mais estreitos com Israel e Netanyahu, posicionando-se em contraste com o atual governo da Venezuela, que mantém relações com o Irã e outros adversários de Israel.
Um porta-voz de Machado não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.