Israel derruba edifícios na sede da UNRWA em Jerusalém Oriental

Tratores israelenses começaram a demolir estruturas na sede da Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA) em Jerusalém Oriental, observou um fotógrafo da AFP nesta terça-feira (20).

“A UNRWA-Hamas já havia cessado suas operações no local e não tinha mais pessoal da ONU nem realizava quaisquer atividades das Nações Unidas ali. O complexo não goza de qualquer tipo de imunidade, e sua confiscação pelas autoridades israelenses foi realizada de acordo com o direito israelense e internacional”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

Israel acusou repetidamente a UNRWA de ser uma fachada para milicianos do Hamas e alega que alguns de seus funcionários participaram do ataque surpresa do movimento islamista palestino contra Israel em 7 de outubro de 2023.

A agência da ONU para refugiados palestinos denunciou prontamente o ataque como “sem precedentes”, segundo Roland Friedrich, diretor da UNRWA para a Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

A demolição “é uma grave violação do direito internacional e dos privilégios e imunidades das Nações Unidas”, condenou ele.

“Assim como todos os Estados-membros da ONU, Israel deve proteger e respeitar a inviolabilidade das instalações da ONU”, acrescentou Jonathan Fowler, porta-voz da agência.

acc/jd/avl/erl/aa