ROMA, 16 MAI (ANSA) – Meios aéreos e terrestres israelenses atacaram seis bases do Hamas na Faixa de Gaza na madrugada desta quinta-feira (17), segundo o horário local, após mais um dia de tensão na região.   

De acordo com o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), foram atingidos “alvos terroristas” no norte do território palestino, incluindo edifícios, uma unidade de produção de armas e um complexo militar.   

O ataque foi uma resposta aos tiros de metralhadora por parte do Hamas na cidade de Sderot, perto da fronteira com Gaza, e ocorre após novos confrontos na divisa. “A organização terrorista Hamas é a única responsável por aquilo que está acontecendo dentro e fora de Gaza”, acrescentou o porta-voz.   

A operação israelense se segue a dois dias de protestos na Faixa de Gaza, reprimidos duramente pelo Exército. O saldo das manifestações é de mais de 60 palestinos mortos.   

A tensão na região se agravou após o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos Estados Unidos, culminando na inauguração de uma nova embaixada, na última segunda-feira (14).   

A cidade sagrada também é reivindicada como futura capital do Estado da Palestina. A última guerra em Gaza, em 2014, deixou mais de 2 mil mortos. (ANSA)