Mundo

Israel apresenta novas tecnologias para criar “veículo de combate do futuro”

Israel apresenta novas tecnologias para criar “veículo de combate do futuro”

Un empleado de la compañía Elbit Systems utiliza un prototipo de vehículo de combate en Elyakim, en el norte de Israel, el 4 de agosto de 2019 - AFP

Israel apresentou neste domingo novas tecnologias para criar o “veículo de combate do futuro” mais fácil de manusear, com visão de 360 graus e orientação à distância.

O Ministério da Defesa apresentou o projeto desenvolvido por três empresas, embora tenha indicado que talvez nem todas as opções tecnológicas sejam eventualmente adotadas.

O objetivo é criar um veículo blindado que possa ser dirigido por dois soldados, em vez de quatro atualmente, uma inovação à qual o exército israelense atribui grande importância.

“É um conceito revolucionário baseado em tecnologia de ponta”, disse o general Yaniv Rotem, chefe de pesquisa do Ministério da Defesa, durante uma apresentação à imprensa na base militar de Elyakim, no norte de Israel.

As empresas apresentaram seus protótipos neste domingo, um dos quais permite o acesso às funções do veículo com um controle remoto, como consoles de videogame, que no futuro poderia permitir o controle remoto, sem a necessidade de transportar soldados em seu interior.

Israel é oitavo país exportador de armas do mundo, segundo um estudo recente do Instituto Internacional de Estocolmo para a Pesquisa da Paz.