ROMA, 6 NOV (ANSA) – O governo de Israel anunciou nesta quinta-feira (6) que não enviará delegação para a COP30, cúpula climática das Nações Unidas que começa oficialmente na próxima segunda-feira (10), em Belém, no Pará. Segundo o Ministério da Proteção Ambiental, a decisão se deve ao “desvio de recursos resultante da guerra em curso” contra o Hamas na Faixa de Gaza e “da campanha diplomática”.
Na COP29, no Azerbaijão, em novembro de 2024, Israel enviou uma delegação de mais de 100 pessoas e montou um pavilhão que exibiu cerca de 20 projetos climáticos, mesmo já estando em guerra. Desta vez, apenas dois funcionários do Ministério da Proteção Ambiental devem acompanhar a COP30 em Belém.
O chefe da Divisão de Resiliência Climática seguirá a primeira semana da cúpula, e o líder do Departamento de Relações Internacionais, a segunda. O governo de Israel é crítico do posicionamento pró-Palestina do governo do Brasil e já declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “persona non grata” por comparar o massacre de civis na Faixa de Gaza com o Holocausto. (ANSA).