JERUSALÉM, 16 JUN (ANSA) – Em meio ao intenso conflito travado contra o grupo fundamentalista islâmico Hamas, o exército israelense anunciou neste domingo (16) uma “pausa tática” diária em suas atividades militares no sul da Faixa de Gaza.   

De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), as pausas ocorrerão durante uma parte do dia para facilitar a entrega de ajuda humanitária aos cidadãos locais.   

As paradas para “fins humanitários” ocorrerão das 8h às 19h ao longo da estrada que vai do cruzamento de Kerem Shalom até Salah al-Din, além de uma área ao norte.   

A imprensa local apontou que as IDF rejeitaram as críticas à suspensão temporária dos combates perto do corredor humanitário do enclave palestino, bem como as alegações de que a classe política não foi informada da decisão.   

O exército comentou que a medida “é militar” e que o primeiro-ministro da nação, Benjamin Netanyahu, havia recentemente instruído os chefes de segurança a aumentar a ajuda a Gaza e permitir um acesso mais seguro aos trabalhadores humanitários.   

O jornal Haaretz, por outro lado, apontou que o chefe de governo israelense teria considerado “inaceitável” a ação das IDF.   

No campo de batalha, o exército do país informou que dois soldados israelenses foram mortos em combate no norte do enclave. Eles faleceram após uma bomba se detonada contra o tanque em que estavam. (ANSA).