Israel afirma que incêndios perto de Jerusalém foram controlados

ROMA, 1 MAI (ANSA) – A polícia israelense informou nesta quinta-feira (1º) que os grandes incêndios que atingiram nos últimos dias uma área montanhosa a oeste de Jerusalém foram controlados pelos homens do Corpo de Bombeiros.   

Os incêndios, impulsionados pelas fortes rajadas de vento e pelas altas temperaturas, fecharam uma rodovia e forçaram a evacuação de moradores de Neve Shalom, Beqoa, Taoz, Nakhshon e de um bairro na cidade de Beit Shemesh.   

Após declarar emergência nacional, o governo israelense solicitou apoio urgente de Chipre, Grécia, Croácia, Bulgária e Itália, que encaminhou aviões de combate a incêndios, segundo a imprensa local.   

“O fogo está sob controle: restam apenas alguns focos e todas as equipes continuam posicionadas nas áreas afetadas”, informaram as autoridades, acrescentando que o fogo queimou cerca de 13 mil hectares.   

As causas dos incêndios ainda são incertas, mas a polícia informou que prendeu uma pessoa em Umm Tuba, em Jerusalém Oriental, acusada de ajudar a provocar as chamas. O indivíduo foi detido carregando um isqueiro, algodão e outros materiais inflamáveis. (ANSA).