O Hamas não forneceu até às 7h00 (horário local) uma lista de reféns a serem libertados hoje e violou o acordo de cessar-fogo ao disparar foguetes contra Israel.

O Gabinete do Primeiro-Ministro israelense afirmou num comunicado que o Hamas “violou o quadro, não cumpriu a sua obrigação de libertar todas as mulheres reféns e disparou foguetes contra Israel”.

“Em meio ao retorno ao combate, enfatizamos que o governo de Israel está empenhado em alcançar os objetivos da guerra – libertar os nossos reféns, eliminar o Hamas e garantir que Gaza nunca mais possa ameaçar o povo de Israel.”

As Forças de Defesa de Israel afirmam que vários foguetes foram disparados de Gaza pouco antes das 7h, disparando sirenes na comunidade de Holit, no sul. O Dome de Ferro não chegou a ser usado para interceptar os projéteis, pois eles se dirigiam para áreas desabitadas.

Os ataques aéreos israelenses atingiram o sul de Gaza, incluindo a comunidade de Abassan, a leste da cidade de Khan Younis, dizem autoridades do Hamas. Outro ataque atingiu uma casa a noroeste da Cidade de Gaza.

Ouvem-se explosões altas e contínuas vindas da Faixa de Gaza, e nuvens de fumaça preta saem do território.

O ministério da saúde administrado pelo Hamas afirma que três pessoas foram mortas em ataques aéreos israelenses em Rafah, no sul da Faixa.

Agências de notícias relatam que estão em curso esforços para regressar à trégua em Gaza. Uma fonte palestina não identificada disse que as negociações estão em andamento por meio de mediadores.