Lenda do salto com vara e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), a russa Yelena Isinbayeva pediu à IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo, na sigla em inglês) para suspender a proibição dos atletas da Rússia a tempo de disputarem o Mundial da modalidade, que será realizado entre os dias 27 de setembro a 6 de outubro, em Doha, no Catar.

A Rússia está suspensa das competições de atletismo desde 2015 por causa do caso de doping generalizado, embora a IAAF permita que vários atletas russos possam competir como neutros, com a bandeira do COI.

Em entrevista à agência de notícias estatal russa Tass, Isinbayeva disse que a IAAF “definitivamente” deve reintegrar a Rússia porque o país, segundo a ex-atleta, já teria apresentado todos os documentos e relatórios pedidos pela entidade para investigar os casos de doping.

A IAAF expressou preocupação de que a Rússia poderia estar retomando compromissos com técnicos envolvidos com o doping e este seria um dos motivos pelos quais a entidade não teria reintegrado o país nas competições.

Isinbayeva conquistou duas medalhas de ouro olímpicas nos Jogos de Atenas-2004 e Pequim-2008 e ficou de fora da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, por causa da proibição da equipe russa. Ela também foi tricampeã mundial (Helsinque-2005, Osaka-2007 e Moscou-2013), além de tetracampeã mundial indoor em Budapeste-2004, Moscou-2006, Valência-2008 e Istambul-2012.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias