Duas regiões do sudeste da Inglaterra devem proibir a irrigação em meio à escassez de água, no início de um verão que ameaça ser mais seco do que o normal, informou a empresa de abastecimento de água nesta sexta-feira (16).

Regar jardins, lavar carros e encher piscinas será proibido nos condados de Kent e Sussex a partir de 26 de junho até novo aviso, informou a empresa de distribuição South East Water. Quem o fizer pode ser multado em até 1.000 libras (US$ 1.280, R$ 6.171).

Restrições de água foram impostas em todo o Reino Unido no verão passado devido a uma seca prolongada.

Nos últimos dias, a Inglaterra registrou temperaturas muito elevadas para a região, de mais de 32ºC no sul de Londres no último sábado. Em um país onde chove regularmente durante todo o ano, as tempestades são escassas há várias semanas.

Como consequência, a demanda por água disparou e algumas cidades ficaram sem água, obrigando algumas escolas a cancelarem aulas.

“Vimos um aumento na demanda dos clientes devido às temperaturas mais elevadas, mas isso afetou nossa capacidade de garantir o abastecimento a todos”, reconheceu David Hinton, diretor da South East Water.

Neste contexto, “não temos escolha a não ser introduzir esta proibição temporária”, acrescentou em comunicado. “A situação evoluiu de modo mais rápido do que no ano passado”, disse ele.

Também na Escócia, no norte frio e chuvoso do Reino Unido, a agência de proteção ambiental alertou nesta sexta-feira para a ameaça de uma grave escassez de água no final de junho, apesar da previsão de chuva para os próximos dias.

“Nossos rios e lagos estão sob enorme pressão e é claro que medidas adicionais serão necessárias para protegê-los”, afirmou o diretor da agência, Nathan Critchlow-Watton.

vg-acc/meb/aa