Dois irmãos morreram em um acidente em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no sábado (12). Era a primeira vez Maria Eduarda Schwirkowski, de 14 anos, e Felipe Schwirkowski Neto, de 4 anos, se encontravam desde o início da pandemia. As informações são do G1.

À reportagem, Mara Greftt, que é tia dos dois meio-irmãos conta que, desde março, por conta da pandemia, o pai não passava o final de semana com os dois filhos juntos.

“Desde que começou a pandemia, ele não tinha mais pego a menina. Ele sempre pega de 15 em 15 dias, como foi decretado pela Justiça. E agora foi o primeiro final de semana que ele pegou durante a pandemia. Ela tava tão feliz”, diz a tia.

Ela conta que o pai, a atual esposa dele, que é mãe de Felipe, e os dois irmãos fizeram um piquenique horas antes do acidente.

O carro em que os irmãos estavam com o pai deles e a mãe de Felipe caiu no lago de uma barragem em Rio dos Cedros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o casal conseguiu sair, mas os irmãos ficaram no carro, que submergiu.

Segundo Maria Júlia Reinert, socorrista que trabalhou na ocorrência, quando os bombeiros chegaram ao local o homem estava com cortes devido à tentativa de resgate. Ele chegou a quebrar o vidro de trás do veículo para tentar retirar as crianças.

“Assim que tirei o menino da água, o pai veio em minha direção e começou a abraçar o filho […] Ele ficou abraçado comigo e o menino no meio de nós. Não tinha como não se comover com situação. Quando eu retirei a menina na água aconteceu a mesma coisa”, disse a socorrista.

As equipes dos bombeiros de Rio dos Cedros, de Timbó e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentaram reaniar os irmãos, mas eles não resistiram.

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o acidente. Segundo o delegado Rafael Werling, os pais ainda não foram ouvidos e não há detalhes de como o acidente ocorreu.

“Não tinha condições de ouvir os pais no dia. Até porque é uma coisa muito dolorosa para os pais, então tem que esperar alguns dias para começar a ouvi-los nesse sentido”, afirmou o delegado.