O irmão do papa Leão XIV, John Prevost, disse ter ficado “chocado” com a eleição de Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja Católica.
O prelado americano é o primeiro nascido nos Estados Unidos a assumir o trono de São Pedro e representa uma linha “bergogliana moderada”, em um sinal de compromisso entre as alas progressista e conservadora do clero.
“Foi um momento chocante. Eu estava no telefone com uma sobrinha e não conseguíamos acreditar. Depois o celular e o telefone de casa enlouqueceram”, disse John à imprensa americana.
Robert Prevost é o mais novo de três filhos de um casal formado por um superintendente escolar e uma mãe bibliotecária da periferia sul de Chicago. “Tivemos uma infância normal. É um pouco estranho, mas, desde crianças, todos os três sabíamos o que gostaríamos de fazer”, contou John, 71 anos e ex-diretor de uma escola católica.
“Rob sabia que se tornaria padre desde que começou a andar. Um vizinho uma vez disse que ele viraria papa um dia”, acrescentou. Antes do conclave, os dois irmãos conversaram por telefone sobre o nome que Prevost escolheria caso fosse eleito.
“Eu pedi que ele não escolhesse Leão porque seria o 13º, mas, evidentemente, ele fez algumas pesquisas”, brincou John, já que o americano, na verdade, se tornou o 14º a adotar esse nome.
O outro irmão do novo Papa é Louis Prevost, o mais velho dos três e que serviu como militar.