05/09/2019 - 14:46
LONDRES, 5 SET (ANSA) – O deputado britânico Jo Johnson, irmão do primeiro-ministro Boris Johnson, anunciou nesta quinta-feira (5) sua renúncia aos cargos de ministro para as Universidades e a Ciência e parlamentar alegando incompatibilidade entre “lealdade à família e o interesse nacional”. “Nas últimas semanas, fiquei dividido entre a lealdade à família e o interesse nacional – é uma tensão insolúvel e está na hora de outras pessoas assumirem minhas funções como membro do Parlamento e ministro”, escreveu Jo no Twitter.
A decisão é tomada um dia depois que Boris foi derrotado pelo Parlamento após a aprovação de uma lei que impede o divórcio sem acordo. O premier, por sua vez, defende uma saída do Reino Unido da UE até a data limite de 31 de outubro, com ou sem acordo com Bruxelas. Nos últimos dias, Jo demonstrou apoio a Boris e votou contra o projeto de lei, além de defender a convocação de novas eleições, assim como o irmão. Em 2016, no entanto, ele foi contra o Brexit e, depois do referendo, defendeu o divórcio.
Jo Johnson, de 47 anos, é deputado desde 2010 pelo distrito de Orpington, em Kent, no sudeste da Inglaterra, e trabalhou nos governos de David Cameron e Theresa May. No entanto, também pediu demissão na liderança da conservadora por divergências com a política sobre o Brexit. (ANSA)