Conhecido na região do Vale do Ribeira, no interior paulista, o irmão do presidente da República Renato Bolsonaro foi nomeado como chefe de gabinete do prefeito da cidade paulista de Miracatu, Vinícius Brandão de Queiroz, o Vinícius do Iraque (PL), conforme divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Renato é comerciante e tem lojas na região e atuou como cabo eleitoral do então candidato à prefeitura Vinícius do Iraque. O candidato venceu as eleições municipais 45,17% dos votos no total apurado.

Como Renato não poderia ter concorrido nestas eleições por ser parente de Jair Bolsonaro, o irmão do presidente acabou atuando como uma espécie de intermediador para o encaminhando de verbas federais para as prefeituras do Vale.

Ainda conforme apuração da Folha, desde que Renato começou a atuar na região, o montante destinado para a construção de pontes, recapeamento e outros investimentos superou os R$ 110 milhões. As cidades beneficiadas foram São Vicente, Itaoca, Pariquera-Açu e Eldorado, município onde moram familiares do presidente.

Nas redes sociais, Renato aparece em diversas imagens de solenidades de anúncio de obras, além de assinar como testemunhas em contratos de liberação de verbas.