Irlanda convoca UE para discutir crise migratória em Ceuta

Governo irlandês organiza encontro de ministros após Espanha criticar "reação assimétrica" do bloco

O governo da Irlanda, atualmente na presidência rotativa da União Europeia (UE), convocou uma reunião de ministros do bloco para a próxima terça-feira (4). O objetivo é discutir a crescente crise migratória em Ceuta, enclave espanhol no Marrocos. A iniciativa ocorre após o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, apontar uma “reação assimétrica” entre os Estados-membros da UE diante da emergência dos últimos dias.

O que aconteceu

  • A Irlanda, na presidência da União Europeia, convoca reunião para abordar a crise migratória em Ceuta.
  • O premiê espanhol, Pedro Sánchez, expressou preocupação com a falta de solidariedade e a “reação assimétrica” de alguns países-membros.
  • A Itália suspende o Acordo de Schengen com a Espanha por um mês, reintroduzindo controles fronteiriços.

Micheál Martin, primeiro-ministro irlandês, confirmou a convocação: “Como país de turno na presidência, a Irlanda convocará uma reunião do Conselho de Justiça e Assuntos Internos da UE na terça-feira, presidida pelo ministro da Justiça Jim O”Callaghan, para discutir os acontecimentos em Ceuta”. Ele acrescentou que o país “continua em contato próximo com todos os Estados-membros e instituições e a monitorar a situação”. A reunião será realizada por videoconferência.

Espanha e a reação assimétrica da UE

Em carta enviada à Comissão Europeia, Pedro Sánchez detalhou que, embora a maioria da UE tenha demonstrado apoio e solidariedade, “outros escolheram atacar a Espanha e pedir sua exclusão temporária da Área Schengen”. O premiê espanhol criticou veementemente essa postura, considerada por ele contrária aos princípios europeus e humanitários.

Sánchez declarou: “Tal postura, ditada por preconceitos, desinformação, ignorância ou interesses políticos, não apenas é contrária ao direito europeu, ao direito humanitário e aos princípios de solidariedade que nos unem, mas também aos interesses de longo prazo da Europa e ao bom senso mais elementar”.

Qual o impacto da crise migratória na Europa?

Na última sexta-feira (31), a Itália anunciou a suspensão do Acordo de Schengen com a Espanha por um mês, o que, na prática, significa a reintrodução do controle de passaportes nas fronteiras aéreas e marítimas entre os países. A medida reflete a escalada das tensões e a busca por soluções individuais em meio à crise.

No dia anterior, cerca de 50 mil migrantes provenientes do Marrocos entraram em Ceuta a nado. Pelo menos 67 corpos foram recuperados do lado espanhol, e 17, do marroquino, totalizando 84 mortes confirmadas até o momento. Segundo Pedro Sánchez, “praticamente todos os que entraram de forma irregular foram repatriados”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assegurou que “ninguém chegou à Espanha continental ou ao restante da UE”.