Iraquianos protestam contra ataques na Síria

Iraquianos protestam contra ataques na Síria

Milhares de iraquianos protestaram neste domingo em várias cidades do Iraque contra os ataques ocidentais na Síria, convocados pelo líder xiita Moqtada Sadr, e alguns queimaram bandeiras americanas.

“Parem de destruir a Síria como destruíram nosso país”, gritou a multidão reunida na praça Tahrir, no centro de Bagdá, quinze anos depois da investida do Iraque liderada pelos Estados Unidos e da queda do regime de Saddam Hussein.

Dezenas de homens que erguiam bandeiras iraquianas e sírias, assim como mulheres totalmente vestidas de preto, queimaram a bandeira americanas aos gritos de “Não aos Estados Unidos, não ao bombardeio do povo sírio!”.

No sábado, o Iraque expressão sua “preocupação” depois que Estados Unidos, França e Reino Unido realizaram bombardeios contra o regime de Bashar al Assad, acusado de perpetrar um ataque químico contra uma cidade rebelde em 7 de abril.

Durante os protestos do domingo, especialmente em Bagdá, Nayaf (sul) e Basora (sul), também houve gritos de ordem contra o Reino Unido e a França.