Mais de um terço do leste de Mossul foi recuperado das mãos do grupo Estado Islâmico (Ei) por parte das forças iraquianas, quatro semanas depois do lançamento de sua ofensiva contra esse reduto extremista no Iraque – anunciou o governo local nesta terça-feira (15).
Em entrevista coletiva transmitida pela televisão, o porta-voz do Ministério do Interior iraquiano, Saad Maan, afirmou que “mais de um terço dessa parte (leste de Mossul) foi libertado”.
Em 17 de outubro passado, as forças iraquianas lançaram sua ofensiva para conter os extremistas de Mossul, segunda maior cidade do Iraque, a qual invadiram em junho de 2014. Os militares cercaram a cidade pelo norte, pelo leste e pelo sul.
As Unidades de Elite de Contraterrorismo Iraquiano (CTS, na sigla em inglês) foram as primeiras na frente leste a entrar em Mossul e, desde então, conseguiram recuperar vários bairros, apesar da forte resistência.
Na frente sul, as forças do Ministério do Interior estão perto do aeroporto de Mossul na periferia sul da cidade, relatou o porta-voz.
Além de Mossul, o EI ainda controla Tal Afar, no oeste do país, assim como algumas localidades na província sunita de Al-Anbar, também no oeste.