Iraque cobra que Turquia peça desculpas por ataque a aeroporto de Sulaymaniyah

Iraque cobra que Turquia peça desculpas por ataque a aeroporto de Sulaymaniyah

Por Amina Ismail

ERBIL, Iraque (Reuters) – O governo iraquiano cobrou neste sábado que a Turquia peça desculpas pelo que disse ser um ataque contra o aeroporto de Sulaymaniyah no norte do Iraque, dizendo que Ancara precisa parar com hostilidades em solo iraquiano.

A presidência iraquiana disse em um comunicado que a Turquia não tinha justificativa legal para continuar o que chamou de “intimidação de civis sob o pretexto de que forças hostis a ela estão presentes em solo iraquiano”.

“Em relação a isso, pedimos que o governo turco assuma responsabilidade e apresente um pedido de desculpas oficial”, afirmou.

Lawk Ghafuri, chefe de assuntos de mídia estrangeira para o Governo Regional Curdo (KRG, na sigla em inglês), disse que um ataque de drone atingiu as proximidades do aeroporto de Sulaymaniyah na sexta-feira, mas não causou danos, atrasos ou suspensão de voos. Uma autoridade do Ministério da Defesa da Turquia disse à Reuters que nenhuma operação das Forças Armadas Turcas foi realizada na região na sexta-feira.

Uma fonte próxima à liderança da União Patriótica do Curdistão (PUK, na sigla em inglês), o partido que controla a região de Sulaymaniya, e duas autoridades de segurança curdas disseram que Mazloum Abdi, chefe das Forças Democráticas Sírias (SDF, na sigla em inglês), apoiadas pelos EUA, e três militares norte-americanos estavam perto do aeroporto na hora do suposto ataque.

As três fontes, que falaram sob condição de anonimato, disseram que ninguém foi morto ou ferido no incidente.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ3705R-VIEWIMAGE