22/09/2016 - 6:31
O Iraque apoiaria um eventual acordo de integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para limitar a produção da commodity e impulsionar seus preços, durante reunião prevista na Argélia na próxima semana, afirmou hoje um delegado do cartel.
“Todos têm de participar do acordo para congelar a produção, inclusive o Iraque. Todos estão sendo prejudicados e querem preços melhores”, disse a autoridade da Opep.
A Opep e grandes produtores de fora do grupo terão conversas informais na próxima quarta-feira (28), último dia do Fórum Internacional de Energia em Argel. A expectativa é que seja discutido o congelamento da produção, de forma a favorecer os preços do petróleo.
O Iraque, que é o segundo maior produtor de petróleo da Opep, tem frequentemente sido visto como um possível impedimento a um acordo, uma vez que sua produção tem disparado e o país precisa desesperadamente de receita para continuar combatendo o Estado Islâmico.
Qualquer pacto em Argel exigiria também o apoio da Arábia Saudita e do Irã, rivais de longa data com interesses conflitantes no Oriente Médio e nos mercados de petróleo. Em abril, uma iniciativa semelhante de limitar a produção acabou fracassando após os sauditas desistirem do acordo, devido a uma recusa do Irã de também participar. Fonte: Dow Jones Newswires.