Esportes

Irã vence Iraque e se classifica para a Copa do Mundo do Catar-2022

O Irã se classificou para a sexta Copa do Mundo de sua história, a terceira consecutiva, após a vitória sobre o Iraque (1-0), nesta quinta-feira, em Teerã, em partida do grupo A das Eliminatórias da zona asiática.

A seleção iraniana é a décima quarta a garantir sua vaga para a Copa do Mundo de 2022 (que será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro) e a segunda da Ásia a conquistá-la, depois do próprio Catar, classificado diretamente por ser o país-sede.


O Irã se mostrou muito forte no grupo A, com seis vitórias em sete jogos (19 pontos) e é matematicamente certo que termine em uma das duas primeiras posições classificatórias, faltando três rodadas para o fim.

No Catar, no final deste ano, tentarão superar pela primeira vez a primeira fase de uma Copa do Mundo após cinco tentativas frustradas em suas participações anteriores, em 1978, 1998 (apesar da vitória sobre os Estados Unidos por 2 a 1 ), 2006, 2014 e 2018.

O Irã, invicto desde que o croata Dragan Skocic assumiu o comando em fevereiro de 2020 (onze vitórias e um empate), venceu nesta quinta-feira graças a um gol do atacante do Porto, Mehdi Taremi, logo após o intervalo (aos 48 minutos de jogo).

“Estamos felizes, vamos para a Copa do Mundo”, gritavam os torcedores ao deixar o estádio. “É nossa equipe, são nossos leões”, acrescentaram.

Pela primeira vez em quase três anos, as mulheres puderam assistir a esta partida nas arquibancadas do estádio.

Há quatro décadas, a República Islâmica tem geralmente proibido as torcedoras de entrar nos estádios, especialmente para partidas de futebol. Os religiosos, que desempenham um papel preponderante neste país muçulmano, defendem que as mulheres devem ser protegidas da atmosfera masculina e da visão de homens parcialmente despidos.

Em setembro de 2019, a Fifa, a entidad eque comanda o futebol mundial, havia dito ao Irã que deveria permitir o acesso irrestrito das mulheres aos estádios. Um mês depois, elas puderam assistir ao duelo entre Irã e Camboja, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no estádio Azadi, em Teerã.

– Sul-coreanos e sauditas perto da vaga –

No grupo A, a Coreia do Sul venceu o Líbano também nesta quinta-feira, por 1 a 0, e está oito pontos à frente do terceiro colocado, os Emirados Árabes Unidos, que venceu a Síria por 2 a 0.

E no grupo B, a Arábia Saudita manteve seu domínio ao vencer Omã por 1 a 0 em Jeddah, graças a um gol do atacante Feras Al Brikan aos 48 minutos.

Os sauditas permanecem quatro pontos à frente do vice-líder Japão, que derrotou a China por 2 a 0, e cinco pontos à frente da terceira colocada Austrália, que goleou o Vietnã por 4 a 0.

— Seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2022:

– América do Sul: Brasil, Argentina

– Ásia: Catar (país anfitrião), Irã

– Europa: Dinamarca, Alemanha, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda

pdm/gf/rbo/dr/aam





Tópicos

fbl