TEERÃ, 31 JAN (ANSA) – Diversas explosões foram registradas no Irã neste sábado (31), em meio aos temores de um possível ataque militar dos Estados Unidos, que enviaram uma ampla frota da Marinha para o Oriente Médio nos últimos dias.
Uma detonação atingiu um edifício de oito andares na cidade de Bandar Abbas, na margem do Golfo Pérsico. Segundo a imprensa estatal, o incidente destruiu “dois andares” do prédio, além de “diversos veículos e negócios”, com um saldo de pelo menos uma pessoa morta e 14 feridas.
Outras explosões foram registradas nas cidades de Khorramshahr e Abadan, na província do Cuzistão, a poucos quilômetros do Golfo Pérsico e das fronteiras com Kuwait e Iraque.
A detonação em Bandar Abbas foi gerada por um vazamento de gás, de acordo com os bombeiros locais, enquanto as outras duas foram provocadas por explosivos da época da guerra entre Irã e Iraque, nos anos 1980, segundo a agência de notícias oficial Irna.
Também ocorreu uma explosão na cidade de Ahvaz, no mesmo Cuzistão, ligada a um vazamento de gás, com quatro pessoas mortas, e testemunhas oculares relataram pelo menos uma detonação nos arredores da capital Teerã, com causas desconhecidas.
Enquanto isso, as Forças Armadas do Irã estão em alerta máximo para um possível ataque americano, na esteira dos protestos populares que chacoalharam o regime dos aiatolás entre o fim de dezembro e o início de janeiro e deixaram milhares de mortos.
“Se o inimigo cometer um erro, colocará em perigo a própria segurança, a da região e a do regime sionista [Israel], uma vez que qualquer agressão encontrará uma dura resposta por parte do Irã”, ameaçou o comandante do Exército, Amir Hatami, neste sábado. (ANSA).