TEERÃ, 20 FEV (ANSA) – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, prevê apresentar um esboço de acordo aos Estados Unidos dentro de “dois ou três dias”, em meio às pressões do presidente Donald Trump contra o país persa.
“O primeiro passo para mim é apresentar um rascunho de possível acordo a meus homólogos dos Estados Unidos”, disse o chanceler iraniano em entrevista à emissora americana MSNBC.
“Acredito que isso estará pronto nos próximos dois ou três dias e, após a confirmação definitiva por parte dos meus superiores, será entregue a Steve Witkoff [enviado especial dos EUA]”, acrescentou Araghchi.
Trump afirmou na última quinta-feira (19) que o Irã tinha de 10 a 15 dias para aceitar um acordo sobre seu programa nuclear, sugerindo que os Estados Unidos atacarão o país caso isso não aconteça.
“Antes de mais nada, não há ultimato. Estamos apenas conversando sobre como podemos chegar a um acordo rápido. E um acordo rápido é algo que interessa a ambos os lados”, ressaltou Araghchi.
Washington e Teerã chegaram a assinar um acordo sobre o programa nuclear iraniano em julho de 2015, ao lado de Alemanha, China, França, Reino Unido, Rússia e União Europeia, porém Trump rasgou o tratado em 2018, durante seu primeiro mandato como presidente.
O governo americano, assim como Israel, acusa a república islâmica de buscar o desenvolvimento de armas nucleares, mas o Irã afirma que seu programa de energia atômica tem fins pacíficos. (ANSA).