Mundo

Irã precisa manter a atividade econômica apesar da pandemia, afirma presidente

Irã precisa manter a atividade econômica apesar da pandemia, afirma presidente

O presidente iraniano Hassan Rohani - Iranian Presidency/AFP/Arquivos

A economia do Irã tem que continuar funcionando, apesar do aumento de casos de COVID-19 no país, declarou neste sábado o presidente Hassan Rohani.

“As atividades econômicas, sociais e culturais devem continuar, respeitando os protocolos de saúde. É o único caminho”, disse Rohani, durante uma reunião do comitê de luta contra o novo coronavírus.

“A solução mais simples é declarar encerrada qualquer atividade. No dia seguinte o povo protestaria contra o caos, a fome, as dificuldades e a pressão”, completou Rohani, alvo de críticas pela gestão do governo à crise.

O Irã registra oficialmente mais de 12.000 mortos e 252.000 casos de COVID-19. Na quinta-feira, o país registrou o maior número de vítimas fatais em apenas um dia, 221.

Para lutar contra a propagação da pandemia, as autoridades cancelaram eventos públicos e fecharam escolas e estabelecimentos comerciais não essenciais em março. As restrições começaram a ser flexibilizadas em abril, para tentar reativar a economia.

+ Consulado chinês nos EUA é fechado e provoca nova crise
+ As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

“A televisão pública, os artistas, os intelectuais, os professores, todos têm que atuar para convencer nosso querido povo de que não temos outra solução”, afirmou Rohani.

“Não é possível fechar as empresas a longo prazo e as atividades econômicas a longo prazo”, reiterou. “O povo não aceitará”.

A economia iraniana enfrenta uma recessão brutal desde 2018, depois da retirada unilateral dos Estados Unidos em do acordo sobre o programa nuclear do Irã e o retorno das sanções contra Teerã.

Veja também

+ Luísa Sonza abre jogo sobre comentários machistas que recebe na internet

+ Marcos sai em defesa de Marcelinho e questiona Casagrande: ‘Que democracia é essa?’

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Simaria posa com vestido sensual e arranca suspiros

+ Namorada de Marco Verratti exibe fotos sensuais

+ Lívia Andrade posa de fio dental

+ Google permite ver animais em 3D com realidade aumentada

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?