VATICANO, 28 FEV (ANSA) – O embaixador do Irã no Vaticano, Mohammad Hossein Mokhtari, pediu que o papa Leão XIV condene o ataque conjunto lançado neste sábado (28) por Estados Unidos e Israel contra o país persa.
Em entrevista à ANSA, o diplomata disse que a “integridade territorial e a soberania” iranianas foram “claramente violadas” por uma “agressão” ocorrida no momento em que “Irã e EUA estavam empenhados em negociações diplomáticas”.
“Espero sinceramente que as autoridades do Vaticano, em particular o papa Leão XIV, condenem essa agressão flagrante com base nos ensinamentos religiosos e retomem oficialmente seus constantes apelos pela promoção da paz e da justiça no mundo e pela luta contra a violência, que constituem a antiga mensagem dos profetas e dos textos sagrados”, afirmou o embaixador.
Segundo Mokhtari, Teerã “utilizou todas as suas capacidades para evitar a deflagração da guerra”, mas agora tem o “direito legal e legítimo de responder a essa vergonhosa agressão”.
“Espera-se também que todos os Estados-membros das Nações Unidas e todas as organizações e fóruns internacionais que prezam pela paz e pela liberdade condenem esse ato de agressão”, salientou. (ANSA).