Irã lança nova onda de ataques no Golfo e atinge base dos EUA no Iraque

ROMA, 10 MAR (ANSA) – O Irã lançou uma nova onda de ataques a países do Golfo e contra uma base norte-americana na região do Curdistão iraquiano, em meio à guerra contra os Estados Unidos e Israel.   

“O quartel-general do exército invasor americano na Base Aérea de Al Harir, na região do Curdistão iraquiano, foi atacado com cinco mísseis”, informou a Guarda Revolucionária Islâmica em um comunicado.   

Em meio à nova ofensiva, sirenes de alerta também soaram em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e no Bahrein, segundo autoridades locais.   

Em Riad, capital da Arábia Saudita, dois drones foram interceptados e destruídos na região leste do país, área estratégica rica em petróleo.   

Já o Kuwait informou ter abatido seis drones que entraram em seu espaço aéreo.   

Também nesta terça, o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, afirmou que o Irã não pretende aceitar um cessar-fogo no atual conflito regional.   

“Certamente não buscamos um cessar-fogo. Acreditamos que o agressor deve ser atingido para que aprenda a lição e nunca mais considere atacar o Irã”, escreveu ele em mensagem divulgada pela agência oficial iraniana.   

Por fim, o parlamentar acusou Israel de se apoiar em um ciclo de “guerra, negociações, cessar-fogo e depois guerra novamente” para manter sua hegemonia regional, afirmando que Teerã pretende romper esse ciclo. (ANSA).