Irã diz ter abatido mais aeronaves dos EUA durante ação de resgate

Irã relata destruição de aeronaves e drones dos EUA durante operação de resgate de aviador em Isfahan

Imagens de aeronave americana destruída em Isfahan, no Irã
Imagens de aeronave americana destruída em Isfahan, no Irã Foto: Redes Sociais/via REUTERS

Militares iranianos afirmam neste domingo que diversas aeronaves foram destruídas no sul da província de Isfahan, no Irã, durante uma missão dos Estados Unidos para resgatar um aviador.

+ Trump vê ‘boa chance’ de acordo com Irã até segunda-feira

A declaração ocorre após autoridades americanas confirmarem o resgate de um segundo aviador, cujo caça F-15 foi abatido na sexta-feira.

O que aconteceu

  • Forças iranianas afirmam que múltiplas aeronaves foram destruídas na província de Isfahan, incluindo modelos C-130, Black Hawk e drones.

  • A destruição teria ocorrido durante uma operação de busca e resgate dos Estados Unidos para localizar um aviador desaparecido.

  • O resgate do segundo aviador dos EUA foi confirmado na noite de sábado, um dia após a recuperação do primeiro membro da tripulação.

Autoridades dos EUA informaram à agência Reuters no final do sábado que um segundo aviador, cujo jato F-15 foi derrubado na sexta-feira no Irã, foi resgatado.

O salvamento ocorreu um dia após a recuperação do primeiro membro da tripulação, em uma operação detalhada em reportagens anteriores sobre o incidente em que os EUA resgatam piloto de caça abatido no Irã.

O porta-voz do comando unificado das forças armadas iranianas declarou que “investigações adicionais feitas por especialistas no local revelaram que dois aviões de transporte militar C-130 e dois helicópteros Black Hawk do exército dos EUA foram destruídos por nossas forças”.

Irã detalha supostos ataques

Em comunicados separados, o exército iraniano e a Guarda Revolucionária acrescentaram que um drone Hermes-900 israelense e um drone MQ-9 dos EUA também foram derrubados na província de Isfahan. A agência de notícias semi-oficial Fars, do Irã, informou que as operações de busca dos EUA foram realizadas a partir da noite de sábado em três províncias distintas: Chaharmahal e Bakhtiari, Kohgiluyeh e Boyer Ahmad, e Isfahan.

As alegações iranianas são verificáveis?

A agência Reuters não conseguiu verificar imediatamente as alegações iranianas sobre a destruição das aeronaves e drones. A situação permanece tensa na região, com versões conflitantes sobre os eventos.