O Irã, através de seu principal negociador, Mohammad Baqer Qalibaf, confirmou o estabelecimento de uma linha de comunicação direta com os Estados Unidos para gerenciar a passagem de navios pelo estratégico Estreito de Ormuz. A medida visa primordialmente evitar conflitos e incidentes na via navegável crucial para o comércio global. Este avanço diplomático ocorreu após intensas negociações realizadas no domingo na Suíça. Adicionalmente, um acordo para a liberação de US$ 12 bilhões em ativos iranianos congelados foi finalizado durante os mesmos diálogos.
O que aconteceu
- Irã e EUA estabelecem linha de comunicação sobre o estratégico Estreito de Ormuz.
- O objetivo é prevenir conflitos e incidentes na vital via navegável internacional.
- Acordo para liberação de US$ 12 bilhões em ativos iranianos congelados foi finalizado.
Qalibaf detalhou as resoluções à TV estatal iraniana ao retornar das negociações na Suíça. Ele enfatizou a importância do diálogo direto para a estabilidade regional e para garantir o fluxo ininterrupto do transporte marítimo global.
A finalização da liberação dos ativos é vista como um passo significativo na desescalada das tensões e no restabelecimento da confiança mútua entre as nações, após anos de impasses e sanções.
*Com Reuters