ROMA, 1 JUL (ANSA) – O governo iraniano disse que é capaz de reparar rapidamente os danos provocados pelos bombardeios dos Estados Unidos nas centrais nucleares de Fordow, Isfahan e Natanz, realizados durante a “guerra de 12 dias”.
A declaração foi dada pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, em entrevista à CBS, divulgada nesta terça-feira (1º).
“Não se pode apagar a tecnologia e a ciência do enriquecimento com bombardeios. Se houver essa vontade da nossa parte, e a vontade de avançar ainda mais neste setor, seremos capazes de reparar rapidamente os danos e recuperar o tempo perdido”, afirmou.
Questionado se o Irã pretende continuar enriquecendo urânio, Araghchi explicou que “o programa nuclear pacífico se tornou motivo de orgulho nacional”. Segundo ele, o Irã superou “12 dias de guerra imposta, então as pessoas não recuarão facilmente do enriquecimento”.
Durante a entrevista, o ministro iraniano também disse não acreditar que “as negociações serão retomadas tão rapidamente”.
“Para decidirmos retomar o engajamento, precisamos primeiro garantir que os Estados Unidos não voltem a nos atacar militarmente durante as negociações. E acho que, com todas essas considerações, ainda precisamos de mais tempo”.
No entanto, Araghchi também reforçou que “as portas da diplomacia nunca se fecharão”. (ANSA).