Irã diz que tripulação de dois petroleiros confiscados não foi detida e está a bordo
DUBAI (Reuters) – O órgão estatal marítimo do Irã disse neste sábado que a tripulação de dois navios petroleiros confiscados pela Guarda Revolucionária na sexta-feira não foi detida, estava em bom estado de saúde e sendo tratada a bordo das embarcações.
Forças iranianas confiscaram dois petroleiros gregos no Golfo na sexta-feira, pouco depois de Teerã alertar que tomaria “ações punitivas” contra Atenas pelo confisco de óleo iraniano pelos Estados Unidos em um petroleiro mantido na costa grega.
“A tripulação dos dois petroleiros gregos não foi detida e todos os membros… estão em bom estado de saúde e estão sendo protegidos e recebem serviços necessários a bordo, de acordo com leis internacionais”, afirmou a Organização Marítima e de Portos do Irã em um comunicado veiculado pela imprensa estatal.
Os dois navios foram parados por “violações marítimas” não especificadas, disse o órgão.
A Grécia afirmou na sexta-feira que um helicóptero naval iraniano pousou no navio com bandeira grega Delta Poseidon, em águas internacionais, e sequestrou a tripulação. Disse que um incidente similar aconteceu em outro barco com bandeira grega perto do Irã, sem nomeá-lo. Atenas disse que as duas ações violaram leis internacionais.
Autoridades gregas mês passado apreenderam o Pegas, com bandeira iraniana, na costa grega, devido às sanções da União Europeia. Os Estados Unidos posteriormente confiscaram o carregamento de petróleo a bordo, segundo publicou a Reuters na quinta-feira.
O Pegas e sua tripulação russa foram posteriormente liberados, mas o confisco inflamou as tensões, com o Irã e potências mundiais tentando ressuscitar o acordo nuclear de 2015.
(Reportagem da Redação de Dubai)
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua