Irã diz que ‘jamais cederá’ à pressão sobre seu programa nuclear

NOVA YORK, 26 SET (ANSA) – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou nesta sexta-feira (26) na Organização das Nações Unidas (ONU) que o país persa “jamais cederá” à pressão sobre o seu programa nuclear.   

As declarações do chanceler iraniano foram feitas após o Conselho de Segurança da ONU ter rejeitado a resolução da Rússia e da China que pedia o adiamento do restabelecimento das sanções contra a nação.   

“O Irã jamais cederá à pressão. Responderemos apenas com respeito. A escolha é clara: escalada ou diplomacia. A situação atual é consequência da retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear de 2015. Eles traíram a diplomacia, mas o E3 [França, Alemanha e Reino Unido] a enterrou”, disse Araghchi.   

O ministro também defendeu que Teerã “não violou os termos do acordo nuclear” e agradeceu aos países que votaram a favor da resolução (Paquistão, Argélia, Rússia e China) e aos que se abstiveram (Coreia do Sul e Guiana).   

Por fim, Araghchi mencionou que os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) estão em território iraniano “fazendo seu trabalho”. (ANSA).